segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Jogo do Uril

"A história

O Uril é um dos jogos de tabuleiro mais antigos do mundo, pertencente à família de jogos Mancala. Está difundido em toda a África, na Ásia e na América e tem inúmeras designações: Oware (Gana), Wari (Mali), Awalé (Costa do Marfim) ou Warri (Caraíbas) são alguns exemplos. Acredita-se que terá sido inventado no Antigo Egipto, e que terá mais de mil anos de existência e múltiplas variantes (mais de 300).

"Pensa-se que o jogo terá sido inventado pelos egípcios que depois o levaram para a Ásia e Filipinas. Mais tarde, chega à África Negra, e região do Sahara. Por volta do século XV ou XVI, os escravos terão levado o uril da África para a América, mas actualmente apenas há registo de que se pratica nas Antilhas”, explica Albertino Graça, praticante de uril e autor do livro “Jogo de Uril: Regras, Estratégia e Teoria” (Edição da ONDS-Organização Nacional da Diáspora Solidária, Mindelo).

Santiago é o primeiro lugar de Cabo Verde onde aparece o uril, uma vez que foi nesta ilha que se acolheram os primeiros escravos. Daí chegou à Boavista e depois São Vicente, ilha onde, defende o autor, se joga mais uril.Albertino Graça, que é também director do Instituto de Estudos Superiores Isidoro da Graça, joga todos os domingos com Onésimo Silveira, figura proeminente da política nacional e da cidade do Mindelo.
Segundo a revista “Time”, o uril é, provavelmente, o jogo abstracto com apenas dois participantes que mais promove a interacção social, já que quem pratica gosta de ouvir os comentários, sugestões e provocações de quem assiste. É comum ver-se uma roda de pessoas à volta de quem está a jogar e Cabo Verde não foge à regra.

Albertino Graça confirma: “É um jogo muito simples e muito divertido para quem está a assistir e quem está a jogar. Às vezes, quem está a ganhar canta e faz comentários engraçados, mas o jogo pode deixar de ser espectacular para quem assiste se se pensar muito nas jogadas e se se tornar muito competitivo”.

Desde sempre, o Uril se interligou com o pensamento filosófico e matemático e, em África, é usado nas escolas para estimular o raciocínio lógico e o cálculo matemático. Actualmente, na Europa já é usado nalgumas escolas para promover o ensino da Matemática (ver projecto do CCEMS - http://ouri.ccems.pt/).

Variante Cabo-verdiana
Em África, existem mais de 300 variantes, mas em Cabo Verde jogam-se apenas três: Uril Inglês, Português e Galinha.

O Português é o mais sofisticado e exige uma certa intelectualidade. O número de jogadas é ilimitado e o praticante tem que ser capaz de prever quatro a cinco lances antecipadamente, adianta Albertino Graça.

O Inglês é mais fácil e mais previsível. “As senhoras jogam mais este, exige pouco raciocínio, e ganha-se por muito menos grãos”, refere.

Já o Galinha é o mais simples de todos. “Pela forma como começo o jogo, já sei se arranco a ganhar”, diz o investigador."

Ver artigo completo em: http://viajar.sapo.cv/descubra-o-pais/lazer-e-cultura/jogo-do-uril

Sem comentários:

Enviar um comentário