sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Como tudo isto começou

Olá :) 

Antes de mais apresento-me e depois irei explicar um pouco os porquês da existência deste blog e quais os objetivos.

Chamo-me David José Benrós Monteiro e sou filho de Arminda Benrós e Humberto Tourinho Monteiro. Nasci a 16 de Maio de 1965 em São Vicente, Cabo Verde.

Presentemente vivo em Lisboa onde se localiza a minha empresa de turismo ativo através da qual tenho a oportunidade de viajar e conhecer lugares e pessoas espetaculares.

Agora que já me apresentei minimamente passemos então aos porquês e objetivos deste blog.

Durante a minha infância tive a sorte de crescer rodeado de uma conjunto alargado de primos e, no topo da hierarquia familiar dessa altura estava uma pessoa espetacular, a vóvó Antonita como a chamávamos.

A nossa avó tinha um raro poder de atração que agregava o mundo à sua volta e o seu coração estava sempre aberto a ajudar quem necessitasse.

Esse bom coração foi seguramente uma das muitas razões pelas quais tanta gente ainda hoje recorda a vovó sempre com um sorriso caloroso.

Entre essas pessoas está o Pedro Benrós que para além de um admirador da vovó é um grande entusiasta da herança judaica da família e alguém que tem o dom de reunir pessoas que há muito não se veem. Para dar três exemplos comigo, o Pedro reuniu-me com o meu tio João Soares que eu não via há muitos anos, com o meu primo Aguinaldo Whanon com quem já não tinha contacto e com a Guigui, mãe da minha querida prima Evy.

Este contacto com o Pedro Benrós despertou-me também para questões eu tinha adormecidas. Nas conversas com o Pedro, quando este mencionava certos familiares, eu senti que não conseguia seguir as ligações familiares, senti que não conhecia os vários ramos da família e como tal encontrava-me perdido nessa imensa teia.

Partilhei essa sensação com o meu primo Mário Benrós, filho da minha tia Amália que também confessou que muitas vezes se perdia nestas ligações familiares e que a sua falecida mãe detinha um imenso conhecimento sobre os vários ramos da família.

Como calculam, rapidamente nasceu a ideia de começar a construir a árvore genealógica que conseguisse clarificar estas ligações.

Sei que não seremos os primeiros a tentar e sei que há outros trabalhos já feitos. Adorava poder integrar o que já foi feito nesta área e ter a colaboração de quem se interessar por este assunto de modo que este possa ser um projeto de todos e não só de alguns.

Durante o almoço com o Pedro Benrós recordámos também outro almoço que ocorreu há uns vinte anos na R. D José I em Lisboa e fiquei a pensar que seria muito interessante voltar a reunir a família num almoço alargado.

Partilhei essa ideia com o Pedro e prontamente vi um rasgado sorriso de aprovação e entusiasmo.
Poder rever familiares que há muito não vemos e conhecer outros tantos de quem só ouvimos falar são mais do que razões para nos juntarmos e além de tudo o mais é também uma forma de honrar a memória da minha avó que de forma natural e desinteressada sempre teve esse papel agregador.

Assim apontámos uma data:
Almoço Benrós – 16 de Julho de 2016 – em restaurante a designar em Lisboa.


Nesse dia esperamos poder ver um alargado número de familiares.

Grande abraço,
David Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário